O Ministério da Economia, por meio da Secretaria de Previdência, lançou no começo do mês, uma atualização do sistema CADPREV Web. De acordo com Laura Schwerz, Coordenadora Geral de Estruturação de Informações Previdenciária, o “lançamento reforça o compromisso institucional da Secretaria de Previdência no controle da emissão do CRP mantendo o CADPREV Web atualizado e alinhado com os métodos e tecnologias mais recentes de desenvolvimento e sustentação de sistemas, buscando simplificar a prestação das informações pelo ente federativo”.
Ela informa que o ente federativo está ganhando um novo sistema mais moderno e adequado à nova realidade, com menus dinâmicos e responsivo, podendo ser utilizado no computador, notebook, tablet ou celular. “Esse novo sistema está recebendo novas tecnologias e integração com outros bancos de dados do governo federal ganhando, assim, mais confiabilidade e facilitando o uso pelo ente federativo que possui RPPS para cumprimento quanto ao envio dos dados para obter o CRP administrativo”, disse.
A atualização do sistema CADPREV Web vem com diversas novidades como o novo leiaute, novo módulo de cadastro com o registro dos dados cadastrais do RPPS, uma única vez. Esse menu é uma inovação, pois reúne todas as informações cadastrais do ente federativo em um único local, atendendo a todos os demonstrativos após a integral migração dos demonstrativos para preenchimento na web, sem a necessidade de replicar a informação dos dados comuns.
Para a coordenadora, a importância desta atualização do sistema é grande. “Apesar de já ter seu desenvolvimento iniciado antes da pandemia da Covid-19, houve uma melhoria considerável no uso das funcionalidades começando pelo DPIN, que nessa nova fase dispensa a instalação de software em máquina do usuário e pode ser preenchido on-line diretamente no CADPREV Web com a utilização de rascunhos podendo o ente começar o preenchimento do DPIN num determinado momento e máquina e terminar esse preenchimento em outra hora e equipamento diferente. Antes essa situação seria impossível sem essa atualização do sistema, evidenciando a importância de sistemas web para possibilitar trabalho remoto ou Home office num momento de calamidade pública”, conclui.
Laura explica, ainda, que o projeto da migração de todos os demonstrativos para a web, “o primeiro foi o DPIN que passa, a partir da implantação da nova versão do dia 03 de abril de 2020, a ser preenchido de forma on-line pelo usuário, dispensando o uso do CADPREV ente local e permite que o usuário faça um preenchimento bem simples e rápido do demonstrativo. Dando continuidade à modernização do CADPREV, essa melhoria será implementada para todos os demonstrativos, substituindo, gradativamente, o módulo ente local. O próximo demonstrativo será o DAIR”, finalizar.
Está em desenvolvimento a implantação de funcionalidades como a assinatura digital nos documentos e a verificação da autenticidade dos dados cadastrais da pessoa física ou jurídica na base de dados do governo federal (CPF e CNPJ) para qualificação das informações em busca de um cadastro consistente.
As dúvidas que surgirem devem ser encaminhadas via Gescon para o telefone [061] 2021-5555 ou o e-mail [email protected].