O Curso de Capacitação Profissional (CCP) é uma modalidade de certificação que permite obter a certificação mediante a conclusão de  curso, observando os critérios de: conclusão de todas as atividades obrigatórias do curso (vídeos, fóruns, ensaios, quizzes etc);  aproveitamento mínimo indicado em cada atividade (exemplo: acerto ≥ 70% nos quizzes e vídeos interativos); aprovação na avaliação de  aprendizagem final. 

São dois níveis disponíveis:  

a) Avançado, para dirigentes, gestores de recursos e membros do comitê de investimentos;  

b) Intermediário, para conselheiros deliberativos e fiscais. 

A carga-horária destinada ao CCP é: 

a) 60 horas para conselheiros; 

b) 80 horas para dirigentes; 

c) 100 horas para gestores de recursos e membros do comitê de investimentos. 

Considerando que, nas situações de exercício conjunto de cargo ou função de dirigente da unidade gestora do RPPS e de responsável pela  gestão das aplicações dos recursos ou membro do comitê de investimentos, são exigidas as 2 (duas) certificações, conforme nível de graduação exigido para cada tipo de certificação, é proposto ao aluno o curso complementar, com carga horária reduzida, que contempla  apenas os assuntos incluídos no curso de capacitação de dirigentes de unidade gestora de RPPS e não incluídos no CCP de responsável 

pela gestão das aplicações dos recursos e membros do comitê de investimentos do RPPS ou vice-versa, de modo que o profissional esteja  habilitado para exercer os 2 (dois) cargos, sem a necessidade de realizar integralmente ambos os cursos. 

A carga-horária destinada ao curso complementar é: 

a) 40 horas para gestores de recursos e membros do comitê de investimentos; 

b) 60 horas para dirigentes