ABIPEM
   TV ABIPEM      
  • 6º Congresso Brasileiro de Conselheiros de RPPS


6º Congresso da ABIPEM promove qualificação de conselheiros de RPPS's


Atividade vai capacitar cerca de 700 agentes sobre os Regimes Próprios


Associação Brasileira de Instituições de Previdência Estaduais e Municipais [ABIPEM] realizou na noite desta quarta-feira, 7, na sede da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio [CNTC], a abertura do 6º Congresso Brasileiro de Conselheiros de RPPS's. Atividade encerra calendário oficial de eventos de 2018 e objetiva aprimorar participantes sobre Regimes Próprios.


Com duração de três dias, realização de sete palestras com temas e especialistas variados, o evento recebeu mais de 700 inscrições de conselheiros de todos os estados brasileiros. A programação, desenvolvida para destacar o papel dos agentes previdenciários, oferece atividades e vivências que visam aprofundar o debate sobre questões atuais relacionadas à agenda previdenciária, além de promover a capacitação dos participantes.


Na abertura oficial, João Carlos Figueiredo, presidente da ABIPEM, destacou aos presentes a importância do aprendizado sobre a questão previdenciária. "É importante prestar à sociedade uma satisfação sobre o que é feito com os recursos, cujos os beneficiários são os servidores públicos, demandando nossos dirigentes e associações para que continuem este trabalho de contínuo aprimoramento dos Regimes Próprios. É necessário voltar para nossas casas com mais cultura e aprendizado."


Além do presidente da ABIPEM estiveram na abertura: Narlon Gutierre Nogueira, subsecretário dos Regimes Próprios de Previdência da Secretaria de Previdência do Ministério da Fazenda; Luana Piovesan, presidente da Associação das Entidades de Previdência do Estado e Municípios Mato Grossenses [APREMAT] e vice-presidente do Centro-Oeste da ABIPEM; Rosilane Brum, presidente da Associação de Entidades de Previdências Municipais e do Estado do Rio de Janeiro [AEPREMERJ] e vice-presidente da região Sudeste da ABIPEM; Daniel Boccardo, presidente da Associação Paulista dos Institutos de previdência [APREPEM]; Auderiz Zanatta, presidente da Associação Gaúcha dos Institutos de Previdência [AGIP]; André Goulart, vice-presidente da ABIPEM, representando a Associação Mineira dos Institutos de Previdência Municipal [AMIPREM]; e Sérgio Miers, presidente do Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Joinville [Ipreville] e vice-presidente da região Sul da ABIPEM.


Ministrada pelo escritor Rubens Marchioni, a palestra "Comunicação Essencial - Técnicas de falar e escrever adequadamente melhoram o relacionamento em equipe. Seu RPPS's precisa disso" abriu os trabalhos do Congresso. "A comunicação humanizada trabalha com os valores que as pessoas têm, principalmente no ambiente corporativo. É fundamental se comunicar de um modo que a pessoa se lembre e, para ser lembrado, você precisa fazer isso com respeito, criatividade e sempre buscando novas formas de enviar a mensagem ao receptor", orientou.


André Goulart ressaltou que o modelo de encontro adotado pela Associação prioriza escolhas de temas específicos. "Adotamos uma metodologia que obteve êxito, e o tema "conselheiros de RPPS's", escolhido para esta edição, evidencia que esse é um modelo que veio para ficar. Pretendemos fazer, por exemplo, na área de Investimentos", disse Goulart.

A conselheira e presidente da AEPREMERJ, Rosilane Brum, defendeu a iniciativa que vai capacitar agentes municipais. "A construção e a consolidação da cultura previdenciária para os agentes promotores dos RPPS's é fundamental para capacitar os municípios cariocas".

André Gourlart
Vice-Presidente da ABIPEM


Confira, abaixo, a programação:

Quinta-feira 8/11/2018


  • 9H

  • Orientações Relevantes para os RPPS: Atuação da Secretaria de Previdência
    Palestrante: Narlon Gutierre Nogueira
    Subsecretário de Regimes Próprios de Previdência Social - SPREV/MF

  • 11H

  • Ética na Administração Pública
    Palestrante: Leonardo da Silva Motta
    Coordenador-Geral de Normatização de Acompanhamento Legal - SPREV/MF

  • 14H

  • Os Sistemas de Controle e a Responsabilidade dos Conselheiros nos RPPS
    Palestrante: Ronaldo Ribeiro
    Conselheiro Substituto TCE/MT

  • 16H

  • A Atuação dos Conselheiros na Gestão de Benefícios Previdenciários
    Palestrante: Drª. Magadar Rosália Brigue
    Assessora Jurídica da ABIPEM


    Sexta-feira 9/11/2018


  • 9H

  • O Controle na Gestão Financeira e de Investimentos
    Palestrante: Ronaldo Borges da Fonseca
    Consultor de Investimentos

  • 11H

  • O Papel dos Conselheiros diante das Novas Normas de Atuária dos RPPS
    Palestrante: Allex Albert Rodrigues
    Coordenador-Geral de Atuária, Contabilidade e Investimentos - SPREV/MF